A eliminação do Treze na Série D do Campeonato Brasileiro marcou mais um revés para o futebol de Campina Grande, com consequências diretas na próxima temporada. Isso porque o Galo se juntará ao Campinense em 2026, sem calendário nacional – um cenário que não acontecia desde 2007.
A Raposa, diga-se, não sabe o que é disputar uma competição nacional desde 2023, quando foi eliminado da Série D ainda na primeira fase. Desde então, o desempenho da equipe rubro-negra no Paraibano tem sido insuficiente para garantir calendário nacional. Nesta edição do Estadual, também se despediu na fase inicial, com 14 pontos na 5ª posição da tabela.
O Treze até chegou mais longe. Com uma campanha de 3º colocado na primeira fase, alcançou a semifinal, mas acabou eliminado pelo Botafogo-PB. Com isso, terminou em 4º lugar na classificação geral, perdendo a segunda vaga da Paraíba na Série D para o Serra Branca. A única forma de garantir calendário para a próxima temporada seria com o acesso à Terceirona.
Contudo, o Galo foi superado dentro de casa pelo América-RN no último domingo (20), pela 13ª rodada do Grupo A3, e não tem mais chances de classificação para o mata-mata. Diante do Santa Cruz, na última rodada, apenas cumprirá tabela.
De 2007 para cá, pode-se dizer que a dupla de Campina Grande tem se revezado na disputa de divisões nacionais. Em 2023, por exemplo, enquanto o Campinense disputava a Série D, era o Treze quem estava sem calendário. Em contrapartida, a última vez que jogaram juntos a competição foi na temporada 2021.
Campinense e Treze terão um calendário enxuto no próximo ano, apenas com o Estadual.
PB Esportes com informações da Redação NE45
O post Sem calendário nacional em 2026, Campinense e Treze revivem cenário após quase duas décadas apareceu primeiro em PB Esportes.